Ver o som: oficinas de sinestesia para exercitar percepções auditivas-visuaisvoltar para a edição atual
Ana Beatriz Acioli Mendes
Sob orientação de TANIA CREMONINI DE ARAUJO JORGE e Anunciata Cristina Marins Braz Sawada
O subprojeto consiste em apresentar uma pesquisa qualiquantitativa, bibliográfica e
empírica sobre a temática da sinestesia. O contato sensorial que o ser humano tem com o
mundo vem através dos estímulos nervosos das células que respondem o fenômeno ocorrido.
A pele, os olhos, os ouvidos, a língua e o nariz são como meios de aproximação com o
mundo, possuindo a ideia de definição a partir de uma predominância de um sentido somente
em uma experiência fenomenal, porém, isso não se aplica nas Artes. Todos nós temos uma
potencial concepção sobre o que é ou não é Arte e assim, por ser uma manifestação humana,
ela propicia inquietações diversas – positivas e/ou negativas – que são causadas desde o
primeiro encontro com o objeto de arte. Esse encontro, é o primeiro estágio para alimentar
esta pesquisa. Por meio da abordagem CienciArte, as Metodologias Ativas com uso de
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), a Pesquisa Baseada em Artes
(ABR) e Proposta Triangular, o subprojeto tem como meta investigar o possível potencial
sinestésico nas artes através de oficinas dialógicas pedagógicas como o principal fator para
que se obtenha resultados teórico-práticos de forma transdisciplinar. Ao conciliarmos arte
(produto da sinestesia) e ciência (origem da sinestesia), nossa vocação interdisciplinar visa o
teórico e o prático, o qualitativo e o quantitativo em constante diálogo. Não ignoramos que
este diálogo se projeta no próprio tema central da pesquisa ao misturarmos dois sentidos, que
em nosso recorte, evidenciará as relações postas pela visão e audição, mas ressaltando que
outras misturas são totalmente possíveis.