O Conteúdo curricular e a temática agrotóxico e saúde nos cursos de graduação na Amazônia Legalvoltar para a edição atual

Thamyres Macedo do Nascimento

Sob orientação de MARCILIO SANDRO DE MEDEIROS
O Conteúdo curricular e a temática agrotóxico e saúde no curso de graduação da ciência da saúde na Amazônia Legal. Thamyres Macedo do Nascimento 1 Marcílio Sandro de Medeiros2 1 Universidade do Estado do Amazonas, Manaus- AM, Brasil. 2 Instituto Leônidas & Maria Deane, Fundação Oswaldo Cruz, Manaus- AM, Brasil. Introdução: A nova velha faceta do vetor desenvolvimentista baseada na re-primarização da economia da Amazônia, está cristalizado na produção de alimentos e na pecuária extensiva, que substitui florestas em pastagem, baseada no uso extensivo de agrotóxico, responsáveis pela destruição da biodiversidade e contaminação de trabalhadores, trabalhadoras e consumidores. Nesse contexto, as instituições de Ensino superior têm um papel fundamental na construção de sentidos e na produção de massa crítica para enfrentamento dos problemas correlatos ao uso indiscriminado do agrotóxico no país. O Projeto Político Pedagógico (PPP), assim como aos elementos básicos norteadores do processo ensino-aprendizado, preconizam a instauração de uma forma de organização do trabalho pedagógico da universidade na sua globalidade, predestinada a superar os principais conflitos e problemas da nossa contemporaneidade. Objetivo: Identificar a abordagem da temática agrotóxico e saúde na matriz curricular de cursos de ensino superior na Amazônia Legal. Metodologia: A pesquisa é de abordagem qualitativa baseada em análise documental cuja interpretação baseou-se em Análise de Conteúdo de Bardin, e nas três dimensões da pedagogia Histórica Crítica proposta por Saviani, a saber: (i) histórica; (ii) social; e (iii) epistemológica. A área e a população de estudo foram, respectivamente, a Amazônia Legal e um curso da área de saúde de uma instituição do ensino superior, cuja identificação foi resguardada em virtude de questões éticas. A pesquisa é apoiada pelo CNPq, sendo registrada no CAE de N0 54180621.7.0000.5016 do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: A análise da categoria histórica do PPP revelou que a justifica de criação do curso, primeiramente, teve como proposito promover [...] “maior fixação desses profissionais no interior, [...] pretendendo assim garantir um melhor retorno e fixação desses profissionais nos municípios de origem dos acadêmicos, [...] inclusão social e inclusão educacional na Amazônia Ocidental”. Em segundo, são descritas as “oportunidades excepcionais” da fronteira econômica da Amazonia, apresentada, sobretudo, como comodities, pois é detentora das mais “amplas reservas minerais e gás/petróleo; plantas medicinais, especiarias, oleaginosas, fruticultura tropical; e pescados. A análise da categoria epistemológica afirma que o PPP está orientado para uma [...] “compreensão do conceito ampliado de saúde [...] que dê conta dos [...] questionamentos, crises, tais como; transição epidemiológica e demográfica, autocuidado das pessoas, autonomia do usuário, rapidez da produção e obsolescência do conhecimento”, e sobretudo, que [...] “dê conta da atenção aos indígenas e outras minorias, e questões de natureza religiosa, além de práticas distintas em saúde”. A análise dos conteúdos das 48 ementas revelou ausência do termo e pouca visibilidade que outros assuntos correlatos aos agrotóxicos: (i) Uma ou mais vezes citadas: Sistema Único de Saúde; Amazônia ou Amazônica; Saúde Ambiental; Sistema de Informação em Saúde; Saúde Coletiva; Condições (de vida); Hábito (de vida) ; Neurológico; Hepatologia; (ii) nenhuma vez citado: Agrotóxicos, Intoxicação ou Toxicologia; Saúde do Trabalhador ou doenças ocupacionais; Sociologia rural ou Antropologia; e Vulnerabilidade. Conclusão: A matriz curricular deve prever fotos e acontecimentos correlatos a produção, consumo e uso de agrotóxico na Amazônia a fim de produzir conhecimentos, práticas e atitudes em saúde para enfrentá-las.
Área de conhecimento (CNPq): Farmacologia Linha de pesquisa na FIOCRUZ: