A emoção dos orientandos do Programa de Vocação Científica (Provoc) na Fundação Oswaldo Cruzvoltar para a edição atual

Caroline Kelly Gonçalves Sousa

Sob orientação de Isabela Cabral Felix de Sousa e Cristiane Nogueira Braga
No estágio atual consideramos relevante identificar e melhor compreender como os aspectos emocionais se expressam nas práticas da orientação acadêmica profissional. Este projeto propõe uma revisão de investigações anteriores com alunos e egressos do Provoc e depoimentos de egressos enviados ao Provoc por ocasião das comemorações dos trinta anos do programa. São três estudos sendo revisitados em relação a este público e um livro comemorativo. Estes estudos mencionados, a semelhança do que ocorre em outras pesquisas em educação, deram ênfase aos aspectos cognitivos. Como sabemos que a emoção faz parte das trajetórias dos atores sociais envolvidos propomos que este projeto investigue a dimensão da emoção de alunos e ingressos para posterior integração ao estudo sobre a emoção dos orientadores, também a ser desenvolvido no mesmo Laboratório de Iniciação Científica da Educação Básica (Lic-Provoc). Argumentamos que é preciso trazer à luz esta dimensão da emoção, articulando-a com o tema da formação científica. Considerando que os adolescentes vivenciam momentos de transição e busca de identidades, o caso do Programa de Vocação Científica (Provoc) nos parece particularmente promissor para explorar a emoção no processo formativo. Este projeto propõe uma revisão de investigações anteriores com alunos e egressos do Provoc e de depoimentos de egressos enviados ao Provoc por ocasião das comemorações dos trinta anos do Provoc, compondo o livro comemorativo. Os três estudos que estamos revisitando utilizaram a metodologia qualitativa/naturalista, inspirada pela Antropologia e pela Sociologia, aplicando a técnica de análise de conteúdo em entrevistas com atores sociais. Nosso universo é constituído de um conjunto de 67 entrevistas individuais e 78 depoimentos. Estamos utilizando a análise de conteúdo. Assim, debruçando-se sobre os projetos desenvolvidos em sete anos de pesquisa, no livro comemorativo e atuando no Provoc esta proposta tem como meta do ponto de vista pedagógico, propor inovações para este programa e congêneres. E do ponto de vista científico, estamos analisando os relatos sobre os processos formativos buscando identificar emoções e se estas constituem ou não em eixos norteadores para as escolhas acadêmicas e profissionais de seus alunos e egressos.
Palavras-chaves:ENSINO MÉDIOINICIAÇÃO CIENTÍFICAEMOÇÃO Área de conhecimento (CNPq): Educação Linha de pesquisa na FIOCRUZ: 24.5. Avaliação de programas de educação em saúde, de educação em ciências, de iniciação científica na educação básica e superior e de educação profissional em saúde a partir de abordagens multidisciplinares