Percepção de docentes e discentes quanto ao ensino remoto/EAD de biociências na pós-graduação durante a pandemia: lições aprendidas para a construção de uma nova forma de ensino voltar para a edição atual

ALESSANDRA CONTI GOMES DE SOUZA

Sob orientação de Alessandra Melo de Aguiar e Wagner Nagib de Souza Birbeire
Considerando a situação emergencial atual de pandemia causada pelo SARS-CoV-2, que ocasionou uma série de mudanças comportamentais, entre elas a mais marcante de isolamento social e suspensão das aulas presenciais em todas as esferas da educação, que impulsionou a adaptação do ensino para formato remoto/EAD. Este projeto visa desta forma avaliar o cenário e percepção do ensino online entre docentes e discentes da área de biociências e auxiliar na construção de cursos mais adaptados ao novo cenário da educação mundial. Na primeira fase do projeto, foi realizada uma revisão de literatura focando nas ferramentas de EAD/ensino remoto para pós-graduação na área de biociências. Com essa revisão em vista foi realizada a construção do projeto, definindo as principais bibliografias a serem trabalhadas. Foi elaborado, também, o projeto para o Comitê de Ética (CEP), com três questionários direcionados a discentes e docentes de pós-graduação, com a finalidade de aplicação e análise de resultados de pesquisa quantitativa/qualitativa quanto ao ensino remoto/EAD. O projeto foi submetido e aprovado pelo CEP/FIOCRUZ pela Plataforma Brasil. O subprojeto do bolsista visou realizar revisão sistemática relativa ao tema da pesquisa, onde foi feito todo planejamento, a definição das bases de dados, palavras chaves e operadores, além da definição de 5 critérios de inclusão e 5 questões norteadoras. A partir da pesquisa das palavras-chave nas bases de dados, foram encontrados 188 artigos, excluindo-se os repetidos, 173 artigos foram analisados quando os critérios de inclusão e exclusão, resultado em 55 artigos que passaram pela etapa de seleção com aplicação dos critérios de inclusão, baseada na leitura do título, abstract e materiais e métodos. A próxima etapa do subprojeto do bolsista, inclui a conclusão da construção da revisão sistemática que consiste na leitura completa e avaliação das questões norteadoras. Os dados compilados da análise, serão organizados e submetidos para publicação em revista indexada. Outras etapas do projeto, como acompanhar a aplicação dos questionários e análise de dados a partir dos questionários respondidos pelo público alvo dessa pesquisa serão realizadas na continuidade do projeto da mesma forma que as etapas relativas a acompanhamento da elaboração de material didático, gravação e edição de vídeos e acompanhamento da oferta de disciplinas a serem realizadas no segundo semestre de 2022 e/ou 1º semestre de 2023. Os resultados obtidos tanto com a revisão sistemática quanto da pesquisa serão utilizados para subsidiar o desenvolvimento de curso(s) na modalidade remota/EAD nas áreas de citometria de fluxo e/ou cultivo celular, de acordo com o que for mais bem aplicado para ensino do(s) curso(s). Seguindo a Taxonomia de Bloom. Neste curso serão empregadas atividades, com ênfase no desenvolvimento cognitivo, com a atribuição de recursos digitais e metodologias de alinhamento construtivo, buscando o equilíbrio entre as atividades assíncronas e síncronas. Adicionalmente, o material a ser produzido seguirá a política de recurso educacional aberto, onde no subprojeto de pesquisa do bolsista, será avaliada a necessidade de seleção e construção de instrumentos próprios como videoaulas, infográficos, imagens ilustrativas, etc. A partir do material do(s) curso(s), será realizado o processo seletivo dos alunos. Além do monitorando da(s) turma(s), por questionários, e acompanhamento de fóruns, aulas ao vivo e questões diversas, para posteriormente analisar os dados, avaliando quanto a qualidade do(s) curso(s) disponibilizado(s). Conforme a apresentação dos resultados, será elaborado artigo(s) científico(s) ou de revisão, além da apresentação de resultados na reunião anual de iniciação científica da FIOCRUZ (RAIC) e participação de congressos de EAD.
Palavras-chaves:ENSINO REMOTOENSINO À DISTÂNCIATECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Área de conhecimento (CNPq): Biologia Geral Linha de pesquisa na FIOCRUZ: 24.1. Desenvolvimento de propostas curriculares e de novas estratégias de ensino aprendizagem