Jogando na saúde única: criação de jogo como ferramenta de sensibilizaçãovoltar para a edição atual

Guilherme Parreira Neves

Sob orientação de Eduardo de Castro Ferreira e Sthefany Caroline Bezerra da Cruz-Silva
A gamificação vem se tornando uma estratégia essencial para atingir o desenvolvimento de competências e habilidades. Neste cenário, os jogos didáticos mostram-se como instrumento com grande potencial metodológico tanto na formação continuada quanto para que educadores consigam desenvolver os conteúdos, competências e habilidades de forma interdisciplinar, autônoma e colaborativa, pessoais e dos estudantes. Este projeto, ao desenvolver e aplicar jogo educativo, como ferramenta de metodologia ativa, interdisciplinar, participativa e lúdica, pretende levar a construção e melhora da percepção da importância de se pensar a saúde única. Assim, ao refletir sobre a corresponsabilidade de toda a sociedade para com seu entorno, estes atores serão capazes de desenvolver e executar, em sua prática diária pessoal (autocuidado) e profissional, ações educativas voltadas à saúde que evidenciem e sensibilizem a comunidade alvo levando à percepção de que as relações entre humanos, meio ambiente e animais (domésticos e silvestres) interferem nos aspectos socioeconômicos, sanitários e ambientais, em nível local, regional e mundial. Os objetivos alcançados no projeto, como explicitado no relatório parcial, foram extremamente restritos em detrimento da vigência da pandemia causada pela COVID19, responsável pela instauração do ensino remoto nas escolas de todo o país o que caracterizou, dessa forma o principal obstáculo para que se fossem alcançados maiores resultados no projeto. Por conta disso, as conclusões revelaram-se extremamente precárias, mas em virtude do novo cenário de volta das aulas presenciais nas escolas estaduais de Campo Grande-MS tem-se um aspecto otimista no ano de 2022 para que todas as ações relacionadas ao cronograma sejam cumpridas. Cabe destacar a participação do bolsista em atividade coordenada por seu orientador durante a “18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, organizada pela Fiocruz no ano de 2021.
Palavras-chaves:EDUCAÇÃO CONTINUADASAÚDE ÚNICAEDUCAÇÃO AMBIENTALGAMIFICAÇÃO Área de conhecimento (CNPq): Microbiologia Linha de pesquisa na FIOCRUZ: 19.11. Estratégias e materiais educacionais em ciência e saúde