Impacto do Estresse na Saúde dos docentes da Educação Básica após o início da pandemia do COVID-19voltar para a edição atual

ALICE MONTEIRO PEREIRA GOMES

Sob orientação de GABRIEL MELO DE OLIVEIRA e VIVIANE MUNIZ DA SILVA FRAGOSO
O SARS-CoV-2 é um coronavírus, causador da Covid-19, que é uma doença originada da cidade de Wuhan, na China, e se espalhou rapidamente em várias regiões do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 4 de abril de 2022, foram confirmados 489.779.062 casos de covid-19 no mundo. Os Estados Unidos foram o país com maior número acumulado de óbitos (974.179), seguido do Brasil (660.108), Índia (521.358), Rússia (369.995) e México (323.212). De 26 de fevereiro de 2020 a 04 de abril de 2022 foram confirmados 29.992.227 casos e 660.108 óbitos por covid-19 no Brasil. A cada seis pessoas doentes por COVID-19, uma desenvolve dificuldade de respirar com complicações graves. O estresse gerado pela pandemia do COVID-19 aumentou na população. O estresse se trata de uma reação natural do organismo frente a situações de perigo ou ameaça, sendo comumente definido como uma condição ou estado em que a homeostase do organismo é perturbada. A classificação do tipo de estresse pode ser realizada de acordo com sua intensidade e tempo de exposição ao fator estressor. O estresse é considerado agudo quando o indivíduo é exposto a um estímulo estressor de forma intensa e por um curto período, exigindo, assim uma resposta imediata à ameaça. Em contrapartida, o estresse é considerado crônico quando o indivíduo é exposto a um fator estressor de menor intensidade, porém por um período maior, e com maior frequência. Neste caso, o organismo precisa desenvolver uma boa resposta adaptativa em longo prazo. Esta exposição crônica pode resultar em danos físicos, biológicos e mentais que afetam múltiplos domínios da vida do indivíduo, como modificações nas funções cerebrais, afetando o sistema neuroendócrino, redução da diferenciação e a proliferação celular, e a sobrevivência de neurônios recém-produzidos na região cerebral do Hipocampo. O estresse social crônico, presente principalmente em pessoas que vivem nas metrópoles, pode levar ao surgimento de transtornos mentais como ansiedade, transtorno do Estresse Pós-Traumático, depressão e síndrome do pânico. Estes transtornos estão fomentando o aparecimento do comportamento agressivo impulsivo em humanos. Nesse contexto, os educadores passaram por muitas mudanças na forma de ministrar as aulas: ensino à distância alternando com ensino híbrido. Os professores tiveram uma sobrecarga de trabalho devido a inserção em seus lares do trabalho remoto juntamente com os cuidados de sua família e na maioria das vezes com filhos em idade escolar, dividindo sua atenção entre as atividades profissionais e familiares. A hipótese do nosso estudo é que a nova rotina de trabalho, o distanciamento social como medida de prevenção da doença, os cuidados com a família associados ao medo de se contaminarem podem gerar um aumento de casos de Transtornos Mentais, como estresse nos professores. O objetivo deste estudo é avaliar o impacto do estresse na saúde dos docentes da educação básica após o início da pandemia do COVID-19, elaborando um material educativo informando sobre o estresse e suas consequências estabelecendo estratégias para auxiliar na redução do estresse. Este trabalho será realizado através das seguintes etapas: 1ª) Avaliar o impacto do estresse na saúde dos professores da educação básica, através da aplicação de um questionário; 2ª) Estruturar um material didático informativo para conscientizar os professores sobre os sintomas do estresse e suas consequências auxiliando na prevenção de doenças a partir de estratégias para reduzir o estresse. O estudo será do tipo transversal, de caráter quanti-qualitativo e de natureza descritiva. Inicialmente, os dados serão coletados através de um questionário contendo perguntas semiabertas e direcionadas aos professores da educação básica para a avaliação da saúde física e mental sob impacto do estresse devido a COVID-19 na vida desses profissionais. No final dessa pesquisa conseguiremos identificar as questões que afetam o cotidiano desses profissionais e mostraremos estratégias para o restabelecimento da sua saúde física e mental. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa
Área de conhecimento (CNPq): Saúde Coletiva Linha de pesquisa na FIOCRUZ: 19.1. Saúde e trabalho