Análise da qualidade e inspeção da usabilidade de um aplicativo móvel para avaliação dietética de crianças escolares brasileiras entre 4 e 9 anos de idade - CADE – Consumo Alimentar no Domicílio e na Escola. voltar para a edição atual

ANELISE NAVI DE LIMA

Sob orientação de MARINA CAMPOS ARAUJO
Os problemas mais relevantes envolvendo nutrição e alimentação sobrevêm do excesso ou da carência de determinados nutrientes, em especial entre crianças em idade escolar, se tratando de uma fase importante na construção de hábitos alimentares saudáveis e na formação da saúde do indivíduo quando adulto. Com o entendimento da importância da avaliação nutricional na infância para medidas corretivas e de prevenção, foi desenvolvido o aplicativo CADE, Consumo Alimentar no Domicílio e na Escola. O aplicativo trata-se de uma ferramenta tecnológica desenvolvida para capturar informações dietéticas globais de crianças de 4 a 9 anos de idade de diversas regiões do país, considerando a alimentação qualitativa e quantitativa. Torna-se importante a estrutura e funcionamento do aplicativo antes de sua aplicação para execução correta da avaliação nutricional, sendo assim, a análise da usabilidade do aplicativo é importante passo antes da execução do aplicativo, pois permite detalhar as respostas referentes à capacidade dos usuários finais, perante o uso de um software. O objetivo do projeto é analisar a usabilidade do aplicativo CADE para avaliação do consumo alimentar de crianças em idade escolar, segundo a percepção dos usuários finais. Será utilizada uma amostra por conveniência de 50 pais/responsáveis pelos alunos, que serão os usuários do ambiente domiciliar, e 50 professores, que serão os usuários do ambiente escolar. Trata-se de um estudo transversal e que ocorrerá nas Unidades Escolares do município de Niterói, que fica localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro. O aplicativo CADE é um aplicativo online para dispositivos móveis, disponível na plataforma Android e pode ser acessado pelos usuários finais que são os responsáveis pelas crianças no ambiente escolar e domiciliar. As etapas de participação no estudo serão as seguintes: aceite no TCLE; assistir a um vídeo explicativo para cada ambiente do aplicativo; preencher as informações dietéticas da criança, como perguntas gerais sobre a alimentação; detalhar os itens alimentares relatados; revisar; aplicar um questionário de identificação do usuário; avaliar a usabilidade do CADE, por meio do preenchimento do System Usability Scale (SUS).
Palavras-chaves:CONSUMO ALIMENTARTECNOLOGIACRIANÇA Área de conhecimento (CNPq): Nutrição Linha de pesquisa na FIOCRUZ: 19.2. Alimentação e nutrição