Elaboração de Material Didático para a Educação Interativa no Desenvolvimento de Medicamentos no Curso de Especialização em Tecnologias Industriais Farmacêuticas de Farmanguinhos/Fiocruzvoltar para a edição atual

Maria Luiza Lemos Rodrigues Bove

Sob orientação de LIVIA DERIS PRADO e MICHELLE ALVARES SARCINELLI
O Sistema Único de Saúde, o SUS, foi criado em 1988. Além da assistência e atenção básica, também compõe o SUS, o Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS) que corresponde ao sistema produtivo em saúde como é o exemplo dos Laboratórios Públicos Oficiais. Farmanguinhos é um dos principais Laboratórios Oficiais de notória importância para abastecimento de medicamentos para o SUS. Além da produção de medicamentos, Farmanguinhos tem o compromisso de atuar na educação para o SUS, fortalecendo e ampliando a ação da Fiocruz enquanto Escola de Governo. Nesse contexto, Farmanguinhos oferece o curso de pós-graduação Lato sensu em Tecnologias Industriais Farmacêuticas (TIF) com o objetivo de formar profissionais, que possam identificar soluções, estratégias e melhores práticas para aumentar a eficiência e o sucesso dos programas de desenvolvimento, apoiando o SUS, para garantir a qualidade de medicamentos disponibilizados para a população. O curso TIF vem passando por um processo de transformação, estimulado também pelas adaptações necessárias ao ensino remoto devido à pandemia da covid-19. Observou-se a necessidade de alterar a estrutura curricular, para ampliar a percepção do universo que envolve a inovação e o desenvolvimento tecnológico de medicamentos, e a proposta pedagógica como um todo. Assim, as ações do curso foram planejadas e implementadas, como o uso de portfólio digital como instrumento reflexivo. Com isso, a Unidade de Projetos Integradores foi pensada para que fosse criado um ambiente de interação com os alunos e para que fosse superado o caráter fragmentado do ensino nessa área. Assim, este projeto tem como objetivo elaborar e organizar materiais didáticos, considerando a heterogeneidade dos assuntos abordados ao longo do curso, para oportunizar aos alunos maior acessibilidade, aprofundamento, interatividade e reflexões sobre situações-problema no desenvolvimento de medicamentos, a partir da construção do portfólio digital.
Área de conhecimento (CNPq): Farmácia Linha de pesquisa na FIOCRUZ: 24.1. Desenvolvimento de propostas curriculares e de novas estratégias de ensino aprendizagem