Métodos e técnicas para avaliação de jogos analógicos aplicados à saúde na perspectiva da construção de sentidosvoltar para a edição atual

LUAN AVELINO BARBOSA

Sob orientação de Cynthia Macedo Dias e Camila Furlanetti Borges
O jogo, entendido como uma forma de linguagem, exerce a mediação entre nós e o mundo que nos cerca, ou seja, uma forma de representação social (LANE, 2006). Os “jogos aplicados”, além de serem divertidos, têm um propósito na vida real, como educação, treinamento e/ou conscientizar sobre causas políticas e sociais (VASCONCELLOS, 2013). A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) oferece o componente curricular Trabalho de Integração (TI). Uma das ofertas de TI propõe criar jogos analógicos aplicados (VASCONCELLOS et al., 2018) com estudantes, tendo narrativas, mecânicas e regras que procuram espelhar questões atuais da sociedade e modos de funcionamento do SUS. Contudo, quando os jogos se propõem a provocar discussões e reflexões críticas, métodos e técnicas de avaliação voltados à verificação de assimilação de conteúdos podem não dar conta das experiências produzidas na interação. Por isso, existe o desafio de encontrar métodos e técnicas de avaliação de jogos analógicos em saúde que preservem a preocupação com os sentidos produzidos coletivamente na experiência com um jogo analógico com essa perspectiva. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal definir métodos e técnicas de avaliação de jogos analógicos coerentes com a avaliação de jogos analógicos em saúde na perspectiva da construção de sentidos, para futura aplicação em jogo analógico. Como objetivos específicos, iremos discutir abordagens (métodos e técnicas) de avaliação de jogos aplicados e sua pertinência no contexto da perspectiva da construção de sentidos, e definir métodos e técnicas de avaliação de jogo analógico aplicado à saúde na perspectiva da construção de sentidos. Esta pesquisa será um desdobramento da pesquisa inicial, na qual foram alcançados os objetivos de: 1) pesquisar sobre a aplicação de jogos analógicos educacionais aplicados à saúde; e 2) pesquisar e apontar o que caracteriza um bom método e técnica na perspectiva da construção de sentido em jogos analógicos. A metodologia utilizada passou por 1) Pesquisa bibliográfica acerca da construção de sentidos em jogos analógicos e jogos aplicados à saúde, fundamentada no Círculo de Bakhtin e na Psicologia Social Crítica; 2) Filtragem dos artigos publicados desde 2006 no SBGAMES, utilizando palavras-chave e leitura dos resumos; 3) Classificação e organização das publicações selecionadas, com mapeamento de ano de publicação, trilha ou atividade, área de aplicação, metodologia utilizada, aplicação a jogos digitais e/ou de tabuleiro, e grau de descrição dos métodos e técnicas de avaliação. Na próxima fase, iremos: 1) Caracterizar os métodos e técnicas mapeados na primeira fase da pesquisa, partindo do grau de descrição dos métodos e técnicas de avaliação, objetivos da aplicação e da avaliação e resultados alcançados, e analisá-los criticamente em relação ao referencial teórico da perspectiva da construção de sentidos; 2) Delinear critérios para a seleção de métodos e técnicas a serem aplicados à avaliação de jogo analógico aplicado à saúde na perspectiva da construção de sentidos; e 3) Correlacionar a caracterização e os critérios estabelecidos para definir métodos e técnicas a serem aplicados à avaliação de jogo analógico aplicado à saúde. Dentre os principais resultados da fase inicial, verificamos que, nos Anais do SBGAMES, a trilha “Arte e Design” apresentou a maior quantidade de artigos com avaliação de jogos em saúde, 2019 foi o ano com mais artigos com avaliação de jogos em saúde, “entretenimento para reabilitação” foi a principal área de aplicação, “Escala de Likert” e “questionário” com formato não especificado foram os métodos e técnicas que sobressaíram, jogos digitais foram os mais presentes, e a maior parte dos artigos apresentou metodologia de avaliação “completamente descrita”. Pretende-se futuramente se debruçar no entendimento dos métodos e técnicas encontrados, independente da quantidade de artigos em que se fazem presentes, para apontar bons métodos e técnicas em jogos na perspectiva da construção de sentidos. A execução do subprojeto de pesquisa em pauta converge com outras iniciativas na área de jogos sérios em saúde na EPSJV. Os artigos caracterizados com bons métodos e técnicas seguirão sendo analisados a partir de sua aplicação a jogos de tabuleiro desenvolvidos no componente curricular “Trabalho de Integração” na EPSJV. O desdobramento futuro dessa proposta é avaliar versões atualizadas dos jogos para que possam ser utilizados como material pedagógico em outros cursos.
Área de conhecimento (CNPq): Educação Linha de pesquisa na FIOCRUZ: 24.1. Desenvolvimento de propostas curriculares e de novas estratégias de ensino aprendizagem