"ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A FIM DE PERCEBER O OLHAR DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: a partir da pesquisa sobre os transtornos específicos de aprendizagem e depressão infantil" voltar para a edição atual

RAMON SANTIAGO DO NASCIMENTO

Sob orientação de PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS e LUA TEIXEIRA GUAPYASSU CAMARA
A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) ocasionou diversas mudanças para a sociedade, em destaque a área da educação com inovações e adaptações a fim de possibilitar aos professores e alunos o enfretamento a vigente realidade que se criou. Essa nova realidade de ensino tem manifestado de maneira positiva e como também negativa para o processo de ensinoaprendizagem. (CURY et al, 2020) Estudos atuais apontam que inúmeros alunos tiveram prejuízos acadêmicos durante a pandemia, podendo trazer defasagens significativas ao longo do processo de escolarização, tendo o potencial de causar frustações e desconfortos no próprio educando como nos pais ou responsáveis legais. (VILELA; FERRAZ; DIAS; ARAÚJO; 2021) Nesse sentido os professores necessitam estar habilitados para identificar a sintomatologia das dificuldades de aprendizagem, visando no encaminhamento para um possível diagnóstico e providenciar meios adequados para a criança. O campo das DA é delicado e complexo pois necessita de um olhar sensibilizado e qualificado para compreender o que está causando a dificuldade nesse processo de aprendizagem. (OTIS, 2012; VILELA et al 2020) É importante evidenciar, portanto, que dentro do campo das dificuldades de aprendizagem, destaca-se os Transtornos Específicos de Aprendizagem que é um termo que abrange algumas condições neurológicas que afetam diretamente na aprendizagem e no processamento das informações como a dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia. (DSM-V, 2014; RUSSO, 2015) Esses transtornos podem apresentar comorbidades como a depressão e a ansiedade. (CRUVINEL; BORUCHOVITCH; 2014; DSM-V,2014; SANTOS, 2018) Nesse sentido, o objetivo do presente projeto é criar um manual didático pedagógico de apoio aos professores dos anos iniciais do fundamental para abordagem de transtornos específicos de aprendizagem decorrentes de depressão infantil que levam ao fracasso escolar.
Área de conhecimento (CNPq): Educação Linha de pesquisa na FIOCRUZ: 24.6. Estudos referentes ao ensino e a aprendizagem dos conceitos científicos