"ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A FIM DE PERCEBER O OLHAR DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: a partir da pesquisa sobre os transtornos específicos de aprendizagem e depressão infantil" voltar para a edição atual
RAMON SANTIAGO DO NASCIMENTO
Sob orientação de PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS e LUA TEIXEIRA GUAPYASSU CAMARA
A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) ocasionou diversas mudanças
para a sociedade, em destaque a área da educação com inovações e
adaptações a fim de possibilitar aos professores e alunos o enfretamento a
vigente realidade que se criou. Essa nova realidade de ensino tem manifestado
de maneira positiva e como também negativa para o processo de ensinoaprendizagem. (CURY et al, 2020)
Estudos atuais apontam que inúmeros alunos tiveram prejuízos
acadêmicos durante a pandemia, podendo trazer defasagens significativas ao
longo do processo de escolarização, tendo o potencial de causar frustações e
desconfortos no próprio educando como nos pais ou responsáveis legais.
(VILELA; FERRAZ; DIAS; ARAÚJO; 2021)
Nesse sentido os professores necessitam estar habilitados para identificar
a sintomatologia das dificuldades de aprendizagem, visando no
encaminhamento para um possível diagnóstico e providenciar meios adequados
para a criança. O campo das DA é delicado e complexo pois necessita de um
olhar sensibilizado e qualificado para compreender o que está causando a
dificuldade nesse processo de aprendizagem. (OTIS, 2012; VILELA et al 2020)
É importante evidenciar, portanto, que dentro do campo das dificuldades
de aprendizagem, destaca-se os Transtornos Específicos de Aprendizagem que
é um termo que abrange algumas condições neurológicas que afetam
diretamente na aprendizagem e no processamento das informações como a
dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia. (DSM-V, 2014; RUSSO, 2015)
Esses transtornos podem apresentar comorbidades como a depressão e a
ansiedade. (CRUVINEL; BORUCHOVITCH; 2014; DSM-V,2014; SANTOS,
2018)
Nesse sentido, o objetivo do presente projeto é criar um manual didático
pedagógico de apoio aos professores dos anos iniciais do fundamental para
abordagem de transtornos específicos de aprendizagem decorrentes de
depressão infantil que levam ao fracasso escolar.