Bactérias multidroga resistentes e seus determinantes de resistência associados a elementos genéticos móveis no sistema de abastecimento de água potável do Rio de Janeirovoltar para a edição atual

Maiara Lopes de Carvalho

Sob orientação de Maysa Beatriz Mandetta Clementino e Kayo Cesar Bianco Fernandes
O ecossistema aquático é um dos mais ameaçados e, consequentemente, sua qualidade é mais afetada do que os ecossistemas terrestres. Contaminantes emergentes como resíduos de antibióticos e bactérias multidroga resistentes (MDR) vêm sendo descartados em grandes quantidades no ambiente aquático e são apenas parcialmente removidos nas Estações de tratamento de águas – ETA. A qualidade da água in natura é de grande importância nos sistemas de tratamento de águas destinadas ao consumo humano, uma vez que qualquer falha no tratamento poderá resultar em riscos à saúde da população. O objetivo deste estudo foi avaliar possíveis impactos da poluição hídrica na comunidade microbiana por meio da caracterização de bactérias resistentes aos antimicrobianos em águas destinadas ao consumo humano. Para isso, serão coletadas amostras de água potável de 25 bairros do Rio de Janeiro abastecidos pelo Sistema Guandu e Imunana-Laranjal. Os coliformes totais e Escherichia coli serão enumerados de acordo com o método de substrato definido. Serão recuperadas bactérias em meios seletivos caldo álcool feniletílico (CAF) para Gram-positivas, caldo eosina azul de metileno (EMB) para Gram-negativos, caldo R2A recomendado para isolamento em água potável, caldo Rappaport Vassiliadis para Salmonella spp. e Água Peptonada Alcalina para Vibrio spp. e Aeromonas spp.; Meios de cultura seletivos para micro-organismos resistentes aos antimicrobianos carbapenêmicos, a meticilina e à vancomicina, entre outros. Os isolados serão identificados por MALDI-TOF. Será avaliada a susceptibilidade dos isolados aos antimicrobianos (EUCAST/BrCAST) e serão determinados seus perfis de resistência (Magiorakos, 2012). Em seguida, realizaremos a análise genômica dos isolados que apresentarem susceptibilidade a no máximo 2 antimicrobianos de classes distintas. Os resultados obtidos nesse estudo poderão revelar muitos dados inéditos a respeito da presença de bactérias multidroga resistentes e genes de resistência associados a elementos genéticos móveis no sistema de abastecimento de água potável do Rio de Janeiro. Sendo assim, nossos dados podem contribuir para o aprimoramento de ações da vigilância ambiental e epidemiológica, o que caracteriza sua extrema importância para a saúde pública.
Área de conhecimento (CNPq): Microbiologia Linha de pesquisa na FIOCRUZ: 2.4. Resistência a antibióticos e quimioterápicos, e suas implicações no tratamento e profilaxia das infecções microbianas